Sustentabilidade

Atualmente, fala-se muito sobre sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável em diversos setores de nossa sociedade. Mas, afinal de contas, o que esse termo representa?

O termo “desenvolvimento sustentável” foi usado pela primeira vez em 1987, por Gro Harlem Brundtland, ex-primeira-ministra da Noruega e que atuou como presidente de uma comissão da Organização das Nações Unidas. Ela publicou um livro (Our Common Future) onde escreveu em partes: “Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”.

Ao longo da maior parte da história do homem, ele viu-se como um dominador da natureza e acreditava que ela estava disponível somente para o seu bem-estar, para servir ao desenvolvimento econômico. Essa forma de pensar produziu uma “sociedade de consumo”, que é exatamente o oposto do desenvolvimento sustentável, pois as indústrias e fábricas buscam extrair o máximo de recursos do planeta para acumular riquezas e satisfazer o consumismo exagerado da população, ocorrendo muito desperdício. O caminho seguido pela economia até o momento foi extrair, produzir, vender, utilizar e descartar, sem se preocupar com a natureza e com as futuras gerações, como se os recursos naturais não tivessem fim.

Esse modelo de desenvolvimento da nossa sociedade estabelecido até o momento levou a consequências drásticas, como poluição ambiental e desigualdade social. Está comprovado que o ser humano não pode consumir o que e quanto quiser sem se preocupar com as consequências.

Desse modo, surgiu a necessidade urgente de mudarmos essa visão. Os que buscam aplicar as ideias da sustentabilidade levam em conta a harmonia entre a natureza e a sociedade em qualquer empreendimento humano .

Para contribuir e abraçar a causa por um mundo mais sustentável a  Casa do Marceneiro escolheu trabalhar com os produtos da Arauco do Brasil (empresa comprometida com a sustentabilidade) .

Você sabia que ao utilizar MDF da Arauco em seus projetos você está auxiliando o meio ambiente? O material é considerado ecologicamente correto, pois em sua fabricação não são empregadas madeiras de árvores nativas, apenas provenientes de reflorestamento.

Grande parte das árvores que originam o MDF é de eucalipto e Pinus – que garantem qualidade e durabilidade ao material. Além de excelente resistência, os painéis de MDF trazem estabilidade em suas dimensões.

Facilidade na utilização

MDF é empregado em diversos segmentos, desde a construção civil até a elaboração de móveis planejados. Em formato de painéis, o produto traz uma superfície lisa, e permite cortes em qualquer sentido, podendo ser usado, por exemplo, na execução de uma mesa de jantar.

Preocupação constante e compromisso

Compreendendo a importância do reflorestamento e os benefícios do MDF, a Arauco se destaca como uma empresa comprometida com o meio ambiente. Hoje, possui mais de 131 mil hectares de área total, sendo que 68 mil hectares são de reflorestamento de Pinus/Eucalipto e 58 mil hectares são áreas de conservação com mata nativa.

Ao adquirir produtos da Arauco, é possível averiguar que os painéis com os quais você produz móveis estão de acordo com rigorosos padrões internacionais. As operações florestais e industriais, por exemplo, seguem os requisitos e premissas de normas reconhecidas internacionalmente como a ISO 9.001, ISO 14.001, OHSAS 18.001, Cerflor e FSC®.

SEJA SUSTENTÁVEL VOCÊ TAMBÉM, COMECE DENTRO DE SUA CASA JÁ UTILIZANDO OS PAINÉIS DE MDF DA ARAUCO DO BRASIL .